TEM COMO VIVER DE MÚSICA?
A pergunta que não quer calar.
Dá pra viver de Música?
A primeira coisa que temos que analisar é: qual é o seu objetivo na música? Pois existem vários caminhos a se seguir. Você pode ser ser professor(a), produtor(a), músico(a) de estúdio, pop star, tocar em barzinho, e isso sem falar do estilo musical que quer tocar?
Então é de suma importância ver qual é a sua habilidade e a que você mais se identifica.
Ser Professor(a) de Música exige estudar e ler muito sobre pedagogia, além da experiência pessoal. Acredito que umas das grandes características de um bom professor é passar o conteúdo com clareza para o aluno, afinal a linguagem musical não é algo do dia-a-dia das pessoas, que no máximo conhecem as notas musicais.
Já o Produtor(a) de um estúdio tem que saber muito de música e suas características, tem que ter uma visão bem mais técnica, orientar os músicos e cooperar com o trabalho, as vezes a ideia da composição original tem que ser mais lapidada antes de ser gravada, detalhes demais ou de menos têm que ser avaliados e escolhidos com muito cuidado, ou do contrário ficará registrado uma "aberração".
O músico(a) de estúdio que é uma "máquina" de gravação, é aquele músico(a) que tem que estar pronto sempre, por vezes em uma banda é o registro daquela pessoa que ficará registrado no seu CD, mesmo ele(a) não participando da sua banda. Ele(a) simplesmente chega no estúdio estuda a sua parte e grava. Mais até ele(a) chegar nesse nível teve que ouvir e estudar muito música.
No caso do(a) Pop Star é aquele que já nasce pronto(a) para os palcos, geralmente todo projeto em que estar presente se torna uma grande obra e grandes turnês pelo mundo, mais isso não o(a) isenta de estudar música, marketing, produção, tem que estar por dentro de tudo para dar o "tiro" certo.
O Barzinho é um celeiro para os artistas mostrarem o seu talento/trabalho, é uma categoria que assim como as outras exigem muito daqueles que seguem esse caminho. É estudo de repertório e do próprio instrumento para se manter sempre atualizado e comumente seguir o estilo do momento.
Com certeza existem vários outras formas de seguir a carreira musical que não citei acima e exigiria bem mais aprofundamento do assunto, aqui foi apenas um esboço do que se pode fazer para se viver da música, é um mercado grande e vasto que tem lugar para todos(as), basta apenas seguir aquilo que você sabe fazer de melhor.
Por
Amauri Barbosa
Comentários
Postar um comentário