Coluna Musical - Agosto/2017 - Edição 3 - Ano I

Festivais de férias. A cidade se movimenta para receber jovens músicos.

Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho - Foto: Ares Soares (Unifor)


Durante todo o mês de julho, jovens saem de suas casas em busca de mais conhecimento, buscar contatos, conhecer novas pessoas e novas experiências. Os festivais que acontece nas férias é uma boa oportunidade para esses jovens músicos. Ficar ao lado de grandes professores renomados e ouvir as suas “dicas” é de grande valia.
Nesse mês de julho há dois festivais que estão mobilizando o estado, ambos bem tradicionais são eles: Festival Eleazar de Carvalho realizado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e Festival de Música de Ibiapaba.
O Festival Eleazar de Carvalho é realizado pela Fundação Eleazar de Carvalho e tem o patrocínio da Fundação Edson Queiroz e do Governo do Estado do Ceará. O festival já estar na sua 19º edição e é um dos festivais mais esperados pelos músicos cearenses. Durante o festival há oficinas de Regência Orquestral e Coral, Cordas, Sopros, Canto, Percussão, Piano, Pratica de Orquestra e de Banda e Violão Clássico. A direção artística do festival é de Sonia Muniz de Carvalho, viúva do Maestro Eleazar de Carvalho.
Neste ano de 2017 o festival terá a duração ode 21 dias e será realizado entre os dias 2 a 23 de Julho e teve na solenidade de abertura a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho. 
Os concertos serão realizados no Teatro Celina Queiroz (UNIFOR) e o Teatro José de Alencar (TJA).


Encerramento de oficina Musical em 2016 - Foto: Blog Rota do Sol


Já no fim do mês das férias é a vez de subir a serra e ir ao Festival de Música de Ibiapaba, em Viçosa do Ceará, que já é a sua 13º edição. O Festival irá acontecer de 22 à 29 de Julho. Realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT).
Este festival é mais uma oportunidade para os músicos. Aumentar o conhecimento e novos contatos.
No entanto não se pode viver sempre a espera de festivais para ter aulas com grandes professores, cabe a cada um dos estudantes de música buscar no seu dia-a-dia durante o ano buscar esse conhecimento. Não se pode ficar limitado desta forma. Eu mesmo vejo muito músicos que só querem estudar quando estar se aproximando um desses festivais, mas durante o ano passam com seus instrumentos “enfiados” dentro dos cases.

Por
Amauri Barbosa

Referências:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tartini e seu "pacto" com o diabo

Taylor Swift Bate recorde e ultrapassa The Beatles